Boas Novas Amazonas

Amazonas Destaques Segurança

PF prende advogados em Manaus suspeitos de ligação com o Comando Vermelho

  • novembro 6, 2025
  • 2 min read
PF prende advogados em Manaus suspeitos de ligação com o Comando Vermelho

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Roque, em Manaus, para cumprir mandados contra advogados suspeitos de ligação com o Comando Vermelho (CV). A ação, que integra a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), teve como alvo quatro advogados e incluiu o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Amazonas.

De acordo com a PF, a operação é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e busca desarticular o núcleo jurídico e operacional de uma facção com atuação no sistema prisional do estado. O grupo é investigado por intermediar comunicações ilícitas entre lideranças internas e externas, além de manter a continuidade de ordens criminosas interestaduais e transnacionais.

As investigações apontam que os advogados utilizavam acesso privilegiado às unidades prisionais para transmitir mensagens e ordens estratégicas de integrantes da facção, simulando atos advocatícios para ocultar repasses financeiros e instruções ilícitas.

A operação contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), que acompanharam o cumprimento dos mandados para garantir o respeito às prerrogativas profissionais e legais dos investigados.

Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que passarão por análise pericial. A PF informou que as investigações continuam e que novas prisões poderão ocorrer conforme o avanço da apuração.

FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. O grupo atua de forma integrada no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.

Com informações da Polícia Federal*

Deixe uma resposta