A Petrobras informou nesta segunda-feira (17), a descoberta de um novo reservatório de petróleo na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por meio de comunicado enviado a investidores.
O poço exploratório 4-BRSA-1403D-RJS, localizado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, está a 108 quilômetros da costa de Campos dos Goytacazes, com profundidade d’água de 734 metros. A estatal afirma que a perfuração já foi concluída e que o intervalo portador de petróleo foi identificado por perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido.
A companhia destacou que as amostras coletadas serão submetidas a análises laboratoriais para caracterização dos reservatórios e dos fluidos encontrados. Os resultados vão orientar as próximas etapas da avaliação do potencial da área.
O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido em setembro de 2018, na 5ª Rodada de Partilha de Produção, sob gestão da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A Petrobras é operadora do bloco com 100% de participação.
Pós-sal e pré-sal
Os reservatórios de pós-sal, como o recém-identificado, ficam abaixo do leito marinho e acima da camada de sal, em profundidades menores que as do pré-sal. Hoje, aproximadamente 80% do petróleo produzido no Brasil tem origem no pré-sal.
Bacia de Campos
A PPSA explica que a Bacia de Campos foi a primeira região brasileira reconhecida por seu potencial para exploração em águas profundas. Formada há cerca de 100 milhões de anos, a bacia se estende por aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, desde Vitória (ES) até Arraial do Cabo (RJ).
Com informações da Agência Brasil*





