Resultados preliminares de pesquisa boca de urna, conduzida pela Edison Research, apontam que democracia e economia são os principais temas na mente dos eleitores americanos que foram às urnas neste ano. O levantamento, feito em parceria com redes como CNN, NBC News, ABC News e CBS News, cobre 11 estados considerados decisivos: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia, Wisconsin, Flórida, Ohio e Texas.
Embora os primeiros resultados oficiais comecem a ser divulgados apenas após o fechamento das urnas às 19h (21h no horário de Brasília), a pesquisa de boca de urna já oferece um retrato inicial das preocupações dos eleitores e sua composição demográfica. Segundo os dados, 35% dos entrevistados destacaram a democracia como o principal fator em sua escolha de voto, com a economia não muito atrás, com 31% das respostas. Homens e mulheres em geral listaram esses dois temas como prioridade, mas com uma divisão clara entre os eleitores dos candidatos: a democracia é o ponto mais importante para cerca de metade dos eleitores de Kamala Harris, enquanto os apoiadores de Donald Trump apontam a economia como prioridade.
O aborto surge em terceiro lugar, sendo mencionado como questão prioritária por 14% dos eleitores. O tema é particularmente significativo entre as mulheres: 19% delas consideram os direitos reprodutivos a principal questão, enquanto entre os homens essa proporção é de apenas 8%. Outro dado relevante é o aumento do apoio à legalização do aborto entre os eleitores de Trump em comparação com a última eleição.
Diferente do Brasil, onde o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coordena a contagem centralizada, a eleição americana se desdobra em diversas disputas estaduais, com cada estado aplicando seus próprios métodos de apuração. No sistema eleitoral dos EUA, a vitória no Colégio Eleitoral — e, portanto, na eleição nacional — depende de atingir 270 votos estaduais, obtidos a partir da soma dos delegados de cada estado. Isso leva os grandes veículos de comunicação a acompanhar o processo de apuração de cada estado em tempo real, projetando o vencedor conforme identificam tendências claras nos resultados.