A Latam Linhas Aéreas anunciou que o único voo direto entre Manaus e Porto Velho será suspenso a partir de abril deste ano, deixando as duas capitais sem ligação aérea direta, uma vez que Azul e Gol já haviam cancelado todos os voos entre Rondônia.
Os passageiros afetados pela mudança terão a alternativa de realizar voos com conexão no hub do aeroporto de Brasília. Essa decisão ocorre 45 dias após a retomada da malha pela empresa, em 2 de janeiro.
A redução nas operações das companhias aéreas é atribuída ao grande número de ações judiciais em Rondônia. Entre 1º de janeiro de 2022 e 15 de junho do ano passado, foram abertas 24.811 ações no Tribunal de Justiça do estado contra as três principais companhias aéreas: Gol, Azul e Latam.
Devido a essas ações, a Azul, por exemplo, suspendeu no ano passado os voos de Porto Velho para Manaus, Campinas e Cuiabá. Enquanto isso, a Gol interrompeu os voos diretos para Manaus.
A empresa afirma que continuará avaliando todas as oportunidades de rotas e qualquer novidade será comunicada oportunamente. Confira abaixo o comunicado completo da Latam:
“A LATAM informa que a rota direta Manaus-Porto Velho continuará em operação até março de 2024. Após esse período, os passageiros terão a opção de voar por meio de conexão no hub do aeroporto de Brasília. A empresa seguirá avaliando todas as oportunidades de rotas e qualquer novidade será comunicada oportunamente.”