A zona norte de Manaus receberá nos dias 13 e 14 de novembro o 1º Festival Popular de Circo do Amazonas, com atividades que incluem oficinas de malabarismo, palhaçaria e acrobacias, além de apresentações em formato de esquetes. O evento será realizado na Escola Municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto.
No dia 13 de novembro, a programação será dedicada a oficinas. Cleciano Cardoso ministrará a oficina de “Malabarismo e Perna de Pau”, Aline Cassiano ficará à frente da oficina de “Palhaçaria” e Teffy Rojas apresentará a oficina de “Acrobacias de Solo”. À noite, das 19h às 21h, será realizado um workshop sobre “Acessibilidade”, voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a psicóloga Eliana Girão.
No dia 14 de novembro, as apresentações começarão com a atriz Aline Cassiano interpretando a Palhaça Coração e atuando como apresentadora do espetáculo. Cleciano Cardoso fará performances de perna-de-pau, enquanto Teffy Rojas realizará malabares e acrobacias interativas no monociclo.
A programação de palhaçaria inclui:
-
Alain Vasquez como Palhaço Tomatito, com “Um copo d’água”;
-
Marcos Efraim como Palhaço Feupuudo, com “Orquestra de bolhas”, “Mágica cômica” e “Repeat clown”;
-
Jean Palladino como Palhaço Caco, apresentando “O parto”, “O paletó” e “A corda”.
O Circo Aerojam participará com:
-
Jard Dutra no Pole Pendular, com o número “Entre o céu e a terra”;
-
Juliana Maia no Tecido Acrobático, com “Olhos Negros”;
-
Manuelle Brelaz na Lira Circense, com “A Semente”.
O festival foi contemplado pelo Edital nº 03/2024, Chamamento Público de Fomento à Execução de Ações Culturais de Circo, da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Rede Mapinguari e Associação ArtBrasil.
Equipe técnica do festival: Produção: Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta; Oficineiros: Cleciano Cardoso, Aline Cassiano e Teffy Rojas; Assessoria de imprensa: Mônica Figueiredo; Social Mídia: Carla Aloyá; Acessibilidade: Eliana Girão; Tradução em Libras: Rosejane Farias; Designer gráfico: William Hendz; Fotografia: Bruno Lopes.
Com informações da Assessoria.





