Amanhã, terça-feira, 5 de novembro, os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente do país. Em algumas eleições passadas, o vencedor foi anunciado poucas horas após o fechamento das urnas. Contudo, a competitividade acirrada deste ano pode estender a espera pelo resultado final.
Quando Conheceremos o Vencedor?
Historicamente, o desfecho de algumas disputas presidenciais ocorre ainda na noite da eleição ou logo na manhã seguinte. Mas em 2024, com uma disputa acirrada em diversos estados, é provável que as emissoras de notícias e analistas levem mais tempo para projetar o vencedor com segurança.
A corrida é marcada por um empate prolongado entre a atual vice-presidente democrata, Kamala Harris, e o ex-presidente republicano Donald Trump. A competição apertada também aumenta a possibilidade de recontagens em estados decisivos. Na Pensilvânia, por exemplo, uma recontagem automática ocorre se a diferença entre os candidatos for de até 0,5%. Em 2020, a margem foi ligeiramente superior, cerca de 1,1 ponto percentual.
Assim, os americanos e o mundo podem precisar de um pouco mais de paciência nesta eleição, em que cada voto conta em uma das disputas mais equilibradas dos últimos tempos.