Boas Novas Amazonas

Amazonas Destaques Notícias

Comandante Dan se encontra com comunidade há 5 meses sem energia elétrica, em Anori

  • julho 28, 2025
  • 3 min read
Comandante Dan se encontra com comunidade há 5 meses sem energia elétrica, em Anori

Na passagem por Anori, 234 km distante da capital do Amazonas, o deputado Comandante Dan voltou a constatar a precariedade das condições de vida das comunidades ribeirinhas. Na comunidade Costa da Liberdade, onde vivem mais de 160 pessoas, o principal problema, além da água, é a energia elétrica.

O deputado realizou uma reunião com a comunidade para prestar contas do mandato parlamentar e para ouvir as demandas dos cidadãos:

“A comunidade está há 5 meses sem fornecimento de energia elétrica, devido ao rompimento de um cabo. A empresa Amazonas Energia havia estipulado um prazo de 120 dias para a resolução do problema, prazo este que não foi cumprido e eles já estão no quinto mês sem solução. Não bastasse esse problema, o poço artesiano da comunidade está com a água imprópria ao consumo. Os relatos dão conta que o acesso à água potável se dá num deslocamento de 1 hora de rabeta até a sede do município. Falando isso, parece absurdo e fantasioso, mas infelizmente não é, trata-se da verdade diária da nossa gente, e não apenas aqui em Costa da Liberdade, mas em quase todas as comunidades rurais que visitei. Chega a ser revoltante”, afirmou.

Desde o último dia 12 de junho, quando iniciou a caravana fluvial pela calha do rio Solimões, saindo de Tabatinga, o deputado já esteve em 17 comunidades rurais. E na grande maioria, o acesso à água potável é o grande problema enfrentado:

“Não há sistema de captação e distribuição e, quando existe poço artesiano, ou está interditado, ou a água está imprópria ao consumo. Os cidadãos fazem esforços inimagináveis para ter água de qualidade razoável para beber e cozinhar. Isso é gravíssimo, principalmente quando consideramos as duas secas recordes de 2023 e 2024. Parece que não conseguimos resolver nada. Muitas das ocorrências de saúde registradas nas comunidades são em razão do consumo de água contaminada e imprópria, em plena Amazônia. A segunda maior queixa, pelo menos no alto e médio Solimões, é a presença de bandidos armados circulando livremente nas comunidades, o que põe as famílias em risco”, denunciou.

Já na sede do município, o deputado realizou um seminário de cidadania digna, para ouvir as lideranças diversas e a população.

Veja as comunidades rurais visitadas pelo parlamentar desde 12 de julho:

1.⁠ ⁠Comunidade São João (Atalaia do Norte).
2.⁠ ⁠Comunidade de Prosperidade (Benjamim Constant).
3.⁠ ⁠Comunidade Nova Vila Bananal (Tabatinga).
4.⁠ ⁠Comunidade Bananal (Tabatinga) .
5.⁠ ⁠Comunidade Santa Rita do Well (São Paulo de Olivença).
6.⁠ ⁠Comunidade Boa Vista do Lago Grande (Santo Antônio do Içá).
7.⁠ ⁠Comunidade Copatana (Jutaí).
8.⁠ ⁠Comunidade Guarani (Amaturá).
9.⁠ ⁠Comunidade Alegria (Uarini).
10.⁠ ⁠Comunidade Itapirena (Alvarães).
11.⁠ ⁠Comunidade Vila Sião (Alvarães).
12.⁠ ⁠Comunidade São João do Miriti (Alvarães).
13.⁠ ⁠Comunidade Vila Nogueira (Alvarães).
14.⁠ ⁠⁠⁠Comunidade do Abial (Tefé).
15.⁠ ⁠⁠Comunidade Aliança com Deus (Tefé).
16.⁠ ⁠⁠Comunidade Caiambé (Tefé).
17.⁠ ⁠⁠Comunidade Urucuri 2 (Codajás).
18.⁠ ⁠⁠Comunidade Costa da Liberdade (Anori).

Deixe uma resposta