
“De tudo o que vi na viagem, estou certo que a falta de perspectiva aos nossos cidadãos é a pior situação. Chegamos em Boca do Acre e, desde lá, onde estivemos, a grande dificuldade dos pequenos produtores e trabalhadores das águas é a truculência nas fiscalizações ambientais, um problema que está em debate também em Brasília, através de parte da bancada federal do Amazonas. Preservar o meio ambiente natural é uma missão, mas não é criminalizando e agredindo o pequeno que se encontrará um caminho à preservação. A presença do crime organizado, a partir de um vazio da presença do poder público, em todas as esferas, é que favorece a devastação. Nossa gente precisa produzir, para prosperar. Eles, os nossos caboclos e caboclas, são agentes de preservação”, declarou o deputado.
O Comandante Dan também destacou o encontro que teve com as colônias de pescadores em todas as calhas de rio que percorreu. Segundo ele, os pescadores querem fábrica de gelo e porto próprios, para poderem participar de projetos de desenvolvimento e editais públicos. Os pescadores artesanais não têm como conservar o pescado e ainda acumulam problemas com segurança, pois motores são roubados.
“As pessoas em Manaus não têm ideia da importância da pesca artesanal para a economia do interior. Falam mal do seguro defeso, destratam o segmento, mas ele funciona como um programa de renda mínima em favor da preservação da fauna aquática. Quem hoje pratica a pesca predatória não é a nossa gente, mas os criminosos infiltrados, que têm acesso ao gelo, têm segurança armada e colocam o pescado em nossas feiras como se viesse de outros estados”, afirmou.
O Roteiro da viagem do deputado Comandante Dan incluiu: no Alto Solimões: São Paulo de Olivença, Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant; no Rio Juruá: Ipixuna; no Médio Solimões: Coari; no Rio Purus: Carauari, Envira, Guajará e; no Rio Madeira: Boca do Acre, Pauini, Humaitá e Manicoré.
O parlamentar afirmou que às demandas coletadas durante a viagem serão transformadas em demandas às diferentes autoridades públicas e também em projetos de lei. Ele planeja ainda outra grande viagem no recesso parlamentar, com uma duração maior.