O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), já beneficiou meninas e mulheres de 16 municípios com o programa Dignidade Menstrual. Entre 17 de outubro e 14 de novembro, mais de 32,7 mil kits de absorventes higiênicos foram distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Cada kit entregue contém três pacotes de absorventes e atende mulheres de 12 a 50 anos cadastradas no Cadastro Único, em situação de vulnerabilidade, e, no caso das adolescentes em idade escolar, que frequentem escolas públicas.
As entregas foram realizadas em Manaus e nos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Borba, Pauini, Autazes, Carauari e Eirunepé. Os kits foram distribuídos por meio de unidades do Prato Cheio, escolas públicas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ações do Governo Presente.
A secretária da Seas, Kely Patrícia, ressaltou que o combate à pobreza menstrual é uma prioridade do Governo do Amazonas, com foco na promoção de dignidade e inclusão. “O governador Wilson Lima é sensível às pautas femininas e um grande aliado na promoção dos direitos das mulheres. Esse é um passo fundamental para garantir acesso e dignidade às pessoas que menstruam”, afirmou.
Nesta fase do programa, iniciada em 17 de outubro, foram adquiridos 529 mil absorventes por meio de licitação, com entregas previstas até o final de novembro.
Sobre o programa
Criado em 2022, o Dignidade Menstrual garante acesso gratuito e contínuo a absorventes higiênicos e condições adequadas de higiene. A iniciativa é baseada na Lei n° 5.550/2021, de autoria da deputada Alessandra Campelo e sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui diretrizes para a Política Pública da Dignidade Menstrual e promove conscientização sobre menstruação.
*Com informações da Assessoria





