
A Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social (Cspjd), presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), protocolou Requerimento Indicativo ao Governador Wilson Lima e ao Secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, requerendo informações oficiais sobre a possível suspensão do contrato de locação de viaturas da Polícia Militar com a empresa ACB Locadora de Veículos.
Circula nas redes sociais um ofício do administrador da locadora, responsável por dois terços das viaturas da PM, direcionado ao Secretário Executivo de Segurança Pública, suspendendo a prestação do serviço, em razão do não pagamento de onze faturas, num total R$ 10.896.595,42. Assinaram o requerimento, além do presidente da Comissão, os deputados Daniel Almeida (Avante), Alcimar Maciel (PL) e Delegado Péricles (PL), formando maioria dos membros da Comissão.
Apesar da Secretaria de Segurança ter emitido nota informando que já solucionou a questão administrativa do contrato com a empresa e ter reforçado que não houve retirada de circulação de nenhuma viatura, nem paralisação ou prejuízo nos serviços prestados, o parlamentar considera que é necessário tratar as informações com transparência.
“Uma dívida de onze meses sem pagamento, que põe em risco a circulação de viaturas da PM, é uma sirene de perigo ligada. Se a situação foi contornada, ótimo. Mas como foi que ultrapassaram o limite de pôr em risco o serviço? Os parlamentares tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de fiscalizar a ação do Executivo. Não podemos fazer vista grossa”, declarou o deputado Comandante Dan.
Além do requerimento, o Comandante Dan reenviou convite ao Secretário Vinícius Almeida, para que ele compareça à próxima reunião da Comissão de Segurança Pública e preste esclarecimentos sobre a pasta. Há entre alguns deputados o ânimo de fazer uma convocação oficial do secretário.
“O Secretário Vinícius já esteve em reunião com a Comissão. Estamos reenviando a ele o convite. Caso ele não compareça, procedemos à convocação”, finalizou o parlamentar.