Boas Novas Amazonas

Destaques Notícias Política

Comandante Dan é reeleito pela terceira vez presidente da comissão Nacional de Segurança Pública

  • abril 4, 2025
  • 3 min read
Comandante Dan é reeleito pela terceira vez presidente da comissão Nacional de Segurança Pública

“Em três anos de meu primeiro mandato eletivo, fui escolhido três vezes para presidir, entre todos os deputados estaduais do Brasil, a Comissão de Segurança Pública da Unale, um tema tão recorrente e complexo no país. É, ao mesmo tempo, uma grande honra, uma grande responsabilidade e uma enorme oportunidade de chamar atenção às questões da Amazônia e do Amazonas. A presidência nos abriu espaço junto ao Congresso Nacional, à Esplanada dos Ministérios. Trouxemos a Manaus as comissões do Senado e da Câmara Federal, apresentamos as realidades enfrentadas na Região. Promovemos também uma maior proximidade das comissões estaduais com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Realizamos muitas boas ações estratégicas”, comentou o parlamentar.

Comandante Dan, como é conhecido Dan Câmara, é policial militar da reserva e comandou a Polícia Militar do Amazonas, de janeiro de 2008 a março de 2011. Ocupou ainda o cargo de Secretário Extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015. Ainda na ativa, integrou a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), onde comandou o Grupamento do Rio de Janeiro, nas operações do Pan-Americano e Para Pan-Americano, Mundial de Judô e Nova Maravilha.

A presidente da Unale, deputada Tia Ju, declarou que tem “muito interesse em ampliar a atuação das Comissões”. Os colegiados temáticos da Unale trabalham de forma integrada com o objetivo de promover ações direcionadas aos segmentos que são responsáveis, elaborar estudos e projetos específicos nos respectivos temas. No total, mais de 100 parlamentares estaduais de todo o país compõem as comissões.

Além do presidente Comandante Dan, o vice-presidente também é da Região Norte, o deputado estadual Lucas Torres (PP/RO). A Comissão de Segurança foi criada em 2012 e teve incorporado o termo Justiça em 2022. Tem por objetivo debater o segmento, com a integração de ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros. Também é responsável por elaborar estudos, sugerir novos planejamentos estratégicos de segurança pública e institucional, bem como acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse junto ao Congresso Nacional.

Deixe uma resposta