A partir desta segunda-feira (3) e até o dia 24 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025. Os interessados devem acessar o Sistema Bolsa-Atleta, preencher o formulário online e apresentar a documentação exigida.
O edital, detalhando as regras do programa, foi publicado na sexta-feira (31) no Diário Oficial da União.
“Além de definir os critérios e procedimentos para a concessão, suspensão e cancelamento das bolsas, o edital também esclarece os prazos e formas de inscrição, bem como a prestação de contas dos recursos recebidos e os resultados esportivos atingidos pelos atletas”, explicou o Ministério do Esporte.
O programa é destinado a atletas de alto desempenho que se destacaram em competições nacionais e internacionais nas modalidades previstas no edital, realizadas em 2024.
Entre as categorias contempladas, o ministério destaca a possibilidade de incluir atletas gestantes e puérperas, atletas surdos e guias, além de auxiliares do esporte paralímpico.
A previsão é que a lista dos atletas contemplados seja divulgada entre os dias 22 e 24 de abril. O edital define cinco categorias de bolsas: base, estudantil, nacional, internacional e olímpica — sendo que as bolsas paralímpicas e surdolímpicas (para atletas surdos) também estão contempladas.
O Ministério do Esporte esclareceu que o objetivo do programa é garantir condições adequadas para que os atletas possam se dedicar de forma plena aos treinamentos e competições, com foco nas disputas locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.