As matrículas para a rede pública de ensino no Amazonas serão iniciadas apenas a partir desta quinta-feira, 16 de janeiro. A alteração na data foi necessária por motivos de segurança, segundo comunicado da Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam), que desativou temporariamente o site oficial das matrículas na noite de terça-feira, 14 de janeiro, para ajustes técnicos.
Em nota, a Prodam explicou que a suspensão do site https://matriculas.am.gov.br/pt-br ocorreu para garantir maior estabilidade e segurança ao sistema. O processo de reserva de vagas, inicialmente previsto para começar na madrugada desta quarta-feira (15), foi adiado e será retomado à zero hora da quinta-feira (16), no endereço www.matriculas.am.gov.br.
O site, lançado em 11 de dezembro de 2024, foi desenvolvido para tornar mais ágil o processo de matrícula, transferência e reordenamento de estudantes da rede pública. No entanto, problemas técnicos detectados no monitoramento levaram à decisão de postergar o início das reservas de vagas.
Para realizar a matrícula, os responsáveis devem acessar o site, criar um cadastro e informar dados como nome, e-mail e CPF, recebendo um código de verificação para prosseguir.
Documentos necessários para matrícula:
- Novos alunos:
- Comprovante de escolaridade (original);
- Certidão de nascimento (original e cópia);
- CPF e RG do responsável (original e cópia), caso o aluno seja menor de idade;
- Comprovante de residência (cópia do último mês);
- Cartão de vacinação (cópia);
- Três fotos 3×4 recentes.
- Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA):
- CPF e RG (original e cópia);
- Comprovante de residência (cópia);
- Duas fotos 3×4.
As aulas nas escolas municipais de Manaus estão previstas para começar em 5 de fevereiro de 2025, enquanto as instituições estaduais retomam suas atividades em 7 de fevereiro do mesmo ano.