Boas Novas Amazonas

Ouça a Rádio Boas Novas
Manaus 107,9 FM

Assista a TV Boas Novas

Redes Sociais IEADAM
Brasil Destaques Notícias

Aumento de 20% nas matrículas em creches no censo escolar aproxima o Brasil das metas do PNE

  • fevereiro 23, 2024
  • 2 min read
Aumento de 20% nas matrículas em creches no censo escolar aproxima o Brasil das metas do PNE

O Brasil está perto de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação infantil, devido ao aumento de 20% no número de crianças matriculadas em creches. Os dados foram obtidos por meio do Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A meta para creches, estabelecida pelo PNE, é atingir 50% da população de até 3 anos, o que pode ser alcançado considerando o aumento das matrículas de 3,41 milhões em 2021 para mais de 4,12 milhões em 2023. Faltam cerca de 900 mil matrículas para atingir essa meta.

O Censo também revela que 66,8% das crianças estão matriculadas na rede pública e 33,2% na rede privada, com metade das crianças da rede privada em instituições conveniadas com o poder público.

Em relação à pré-escola, o censo mostra que há um total de 5,3 milhões de alunos matriculados, indicando uma universalização do atendimento educacional para crianças de 4 e 5 anos. Cerca de 78,1% dos alunos da pré-escola estão na rede pública, enquanto 21,9% estão na rede privada, com 15,8% dos alunos da rede privada em instituições conveniadas com o poder público.

O ministro da Educação, Camilo Santana, atribui esses resultados à colaboração entre estados, municípios e legislativo, destacando a retomada de obras paralisadas e o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na educação básica.

A primeira etapa do Censo Escolar 2023 registrou 47,3 milhões de estudantes em 178,5 mil escolas, fornecendo dados cruciais para o repasse de recursos do governo federal, planejamento e avaliações educacionais.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta